sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Como construir a Democracia na Escola

Democracia pressupõe a participação de todos os sujeitos nos processos decisórios, assim ao mesmo tempo que se delega responsabilidades, impede-se a concentração de poder, que muitas vezes é a base para atitudes burocráticas e opressivas.
A construção de uma sociedade democrática perpassa pela construção de escolas democráticas, responsáveis na formação de homens e mulheres democráticos.
Falar em democracia na escola, não é tarefa tão simples assim. Não podemos esquecer, por exemplo, que a sociedade brasileira tem uma democracia inda frágil, devido aos longos e tristes anos de regime militar.

É do conhecimento de todos, por exemplo, que durante o regime militar a educação tinha uma conotação tecnicista voltada para o mercado e não para sujeitos políticos ( Nada mais lógico, afinal os políticos não se formavam nas escolas e sim nos quartéis).
Hoje com tempos mais brandos a escola continua tendo uma perspectiva tecnicista, mas com certos avanços, como por exemplo, o retorno de disciplinas mais reflexivas como filosofia e a sociologia, a valorização de currículo oculto e a necessidade de debater e valorizar a diversidade. Nessa perspectiva, o conselho de escolar é um instrumento imprescindível para a construção e manutenção de práticas coletivas que levem a uma escola verdadeiramente democrática.
A escola, sendo um espaço de poder, está sujeita aos tensionamentos causados pela luta em manter ou conquistar o poder, logo é fundamental ter clareza sobre o que é preciso fazer para que esses tensionamentos não silenciem vozes e reprima a ação de sujeitos que fazem parte da escola e que necessitam partir das discussões e deliberações que dizem respeito a vida escola.
Um passo já foi dado que é a eleição direta para gestores. Mas será que estamos formando bons eleitores? Ou, será que estamos formando bons candidatos?
Essas perguntas são um tanto provocadoras, e podem ficar para um texto a parte...
Além de eleições diretas é fundamental criar e dar vida aos espaços políticos da escola. Faço outra provocação: Eleições nós temos, mas temos espaços de exercermos nossa cidadania? Democracia é apenas votar?
A resposta, óbvia, é não!
Democracia sem participação, não é democracia, e cidadãos são sujeitos que compõe a democracia. Sendo assim: Como vai a nossa cidadania?
Essa você responde...
Se a escola é o reflexo da sociedade, como dizem, será que temos duas coisas estranhas se olhando e dizendo: Você não está muito bem hoje?!

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