Para mim, a principal função social da escola é não negar a realidade social, pois se isto acontece a escola torna-se velha, esclerosada e obsoleta.
A escola pública se relaciona de maneira complexa e contraditória com as complexidades e contradições da própria realidade, logo, também, apresentando suas complexidades e contradições especificas, que porém tem correspodência com a sociedade.
A construção de sociedade democrática, perpassa portanto pela construção de uma escola, também democrática. Porém, temos que lutar por democracia real e não apenas uma arquétipo deformado de democracia, como infelizmente vivenciamos na nossa realidade. E por demoracia real, subtende-se, democracia participativa, trazendo para o centro dos debates e deliberações todos os sujeitos envolvidos.
Nesse sentido, o Conselho Escolar é uma ferramenta muito importante, por ser um espaço colegiado de discussões, propostas e, também, conflitos, que são fundamentais para a democracia, ou seja, os sujeitos são heterôneos, porém o que move a ação de cada um é a construção de uma escola democrática. O conselho escolar não pode ser figurativo, ele tem que funcioonar, verdadeiramente e de maneira colegiada, para que se possa vislumbrar de uma escola democrática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário